quinta-feira, 20 de setembro de 2007

o que está acontecendo?


Nova Friburgo já não é mais lugar de ser feliz, principalmente para quem está desempregado. A cidade que era a 27ª melhor cidade do país para se trabalhar em 2004, hoje é a 98ª, segundo a revista você SA. E essa informação pode ser comprovada quando se está a procura de trabalho. Só quem sabe fazer calcinha nessa cidade tem chance. Troço brabo!!!. Tá certo que eu gosto de costurar, pregar uns botões, mas fazer calcinha não é a minha praia (eu gosto mesmo é de comprar lingerie. Tenho uma gaveta cheia delas).
Até os números do ministério do trabalho provam que os números de emprego estão diminuindo. Em 2005, até agosto, tínhamos uma variação positiva de emprego de 8,42%. Em 2006, esse número passou para 5,37% e esse ano está até agora em 2,43%. Os maiores empregadores da cidade são a indústria, o comércio e a prefeitura. Na Prefeitura, eu já trabalhei e só volto para lá agora através de concurso. Já no comércio e na industria, a falta de experiência é um complicador e tanto.
Dia desses fui a Raquel Indústria deixar o meu currículo. Recebi uma notícia que me deixou um pouco desanimada. A moça que me atendeu, muito simpática por sinal, revelou que recebe todos os dias pelo menos 6 currículos. Levando-se em conta que a empresa trabalha cinco dias na semana, isso daria 1560 currículos por ano. É muita coisa para uma cidade com 180 mil habitantes.
Não vou nem falar no setor de comunicação da cidade (porque eu fico fazendo piada com isso? Setor de comunicação em Nova Friburgo?). A globo da cidade, que era matriz, virou praça. E o restante dos veículos tem estagiários para fazerem todos os trabalhos, mas não adianta falar sobre isso porque é um caso que não tem solução.
O que importa é que algo tem que ser feito. Postos de trabalho estão sendo fechados e ninguém faz nada para que isso acabe. O secretário estadual de trabalho disse esta semana que o problema é a falta de qualificação. E, em parte, ele tem razão. Mas não é só isso. A falta de incentivos, a alta carga tributária, o despreparo dos empresários e também a falta de políticas públicas para a geração de empregos são pontos muito mais complexos do que a falta de qualificação.
Conheci muita gente que começou a trabalhar e não tinha nenhuma experiência e que se revelou muito mais competentes do que muitos que tinham vasta experiência na área. Empresários, é hora de confiar. E governo, é hora de investir!!!!

Um comentário:

Cabeça disse...

Enfim consegui comentar.
Num fique preocupado.
Tô sentindo que sua hora vai chegar já, já.
Boa sorte.
Bjos
"Cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz"